A BESTA-IGREJA DE APOCALIPSE 13

16/05/2019 21:52

 

"Vi ainda emergir da terra outra besta: possuía dois chifres, tinha a aparência de cordeiro, mas falava como dragão. Essa besta exerce todo o poder da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar [...] A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livros e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome." (Apocalipse 13.11-17)


A primeira besta que aparece nesse texto simboliza o Império Romano, opressor, demoníaco, violento, cuja "pax romana" matava muita gente, especialmente os da periferia, ao mesmo tempo que mantinha uma elite econômica nababesca e confortável.


A segunda besta - essa que tem aparência de cordeiro mas seu conteúdo ecoa a voz do dragão (símbolo bíblico para Satanás) - é a besta-religião. Parece ser do evangelho, pois lembra um cordeiro como Jesus. Mas não é. E justamente porque só parece ser do evangelho e da graça mas na verdade é um quase-evangelho e uma quase-graça, torna-se uma desgraça completa. Torna-se igreja-covil-de-ladrões, cujos sacerdotes se alimentam do medo, da culpa e da opressão que lançam sobre considerados "pecadores". Essa besta aí, semelhante mas tão, TÃO diferente de Jesus de Nazaré, apóia projetos de poder em nome da defesa de seus interesses, é aliada da primeira besta em troca de status e poder, mercadeja a fé por meio do sofrimento alheio, culpabiliza pessoas, impede que gente se aproxime do reino de Deus, assume a arrogante função de porteiro do céu, fiscalizando a interioridade de outros e julgando-lhes o coração e a relação com Deus. Essa igreja-besta aí defende um deus-ídolo, cujas normas são mais importantes que a vida humana. Essa igreja-besta aí afirma "Deus acima de todos" mas não consegue perceber que o Deus Abá de Jesus não é Deus acima de todos, mas Deus por todos e no meio de todos.


 

Com essa igreja-besta aí, eu não quero ter nenhuma relação.

Desse deus aí, eu me declaro ateu.

 

E afirmo isso, com temor e tremor, graças ao Deus-Emanuel Jesus de Nazaré.

 

Marcio Simão de Vasconcellos