CONSELHOS DE JESUS AOS FARISEUS DE HOJE

27/09/2020 12:13
 
CONSELHOS DE JESUS AOS FARISEUS DE HOJE
Adaptado de Mateus 23
Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos:
Nos púlpitos das igrejas, estão os teólogos e religiosos.
O que eles disserem para fazer, observem se provém do reino de Deus e as façam. Mas não reproduzam o procedimento deles, porque eles dizem e não fazem. Eles tem prazer em sobrecarregar as pessoas com fardos intoleráveis, difíceis de suportar. Eles mesmos não querem e nem pensam em mover essa carga.
Na verdade, o desejo deles é fazer coisas para serem vistos e admirados das pessoas. Sim, eles ostentam seus títulos episcopais e apresentam-se como defensores da fé “pura e ortodoxa”. Eles amam lugares de poder e honra, vivem em busca disso. São idólatras de seu próprio ego, de suas próprias posições religiosas, de seus ensinos ensimesmados. Ah, como eles amam serem reconhecidos como donos e tutores de vidas alheias! Não são mestres para servir, mas mestres para dominar!
Mas vocês, meus discípulos! Nunca queiram ser assim! Não busquem esse reconhecimento espúrio, de que se acha melhor que os demais, porque todos vocês são só irmãos e irmãs uns dos outros. Se quiserem um Mestre, já o tem em mim mesmo! O Pai de vocês é aquele que não faz distinção entre pessoas, pois traz seu sol e sua chuva sobre bons e maus, justos e injustos. Queiram, antes, ser servos uns dos outros!
Mas vocês, fariseus religiosos e teólogos, vocês são hipócritas! Vocês são porteiros do reino dos céus. Não querem entrar e impedem os que querem entrar. Quem fez de vocês pessoas capazes de julgar os corações alheios? Quem fez de vocês muros e obstáculos para impedir que tod@s, sem exceção, se aproximem de Deus?
Mas vocês, religiosos e teólogos falsos! Vocês me enojam pois a justiça está bem distante de suas práticas e palavras! Vocês devoram e destróem as vidas dos que mais necessitam, das viúvas, dos órfãos, dos pobres e fazem tudo isso alegando motivos litúrgicos e de oração a Deus! O rigor e o juízo, que vocês tanto gostam de lançar contra outros, voltarão com força contra vocês!
Teólogos e religiosos hipócritas que se esforçam para duplicar, como uma doença, seu modo de ser e pensar! E uma vez tendo feito isso tornam seus próprios seguidores em gente infinitamente mais perversa que vocês mesmos!
Vocês são guias cegos! Incapazes de enxergar a misericórdia! Vocês substituem a relação com Deus com as coisas do templo e da religião. Vocês são insensatos! Gente cega que se prende aos detalhes da Lei mas desprezam a misericórdia que essa Lei carrega! Sim, vocês se preocupam muito apenas com as aparências externas, com os possíveis escândalos que a vida real pode trazer a seus dominados nas igrejas. Vocês coam os mosquitos da religiosidade, mas engolem os camelos dos escândalos que vocês mesmos patrocinam! O exterior de vocês pode parecer maravilhoso, mas o interior é cobiça, podridão e morte! Vocês são míopes para enxergar as próprias falhas e assim buscar coração arrependido! Vocês são sepulcros enfeitados! Vocês só sabem idolatrar profetas já mortos, pois aí podem formatar os seus discursos, silenciar os gritos da profecia por justiça.
Ah, Igreja minha! Quantas vezes eu não quis reunir vocês debaixo da lógica do meu Evangelho, mas vocês não quiseram.
Marcio Simão de Vasconcellos

 

Tópico: CONSELHOS DE JESUS AOS FARISEUS DE HOJE

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário