PÁSCOA DA ESPERANÇA

11/04/2011 16:18

O que é a Páscoa?

Muitos dirão que se trata de um feriado religioso de algum tipo, desses que já estão pré-marcados no calendário e na cabeça da gente como dia de descanso. Outros se lembrarão dos ovos de páscoa e do chocolate, que, ansiosos, esperam receber no domingo (ou, quem sabe, antes!).

 

Mas, o que é a Páscoa?

 

Talvez, para explicar, o melhor seja voltar ao início. Afinal, quando a Páscoa surgiu?

 

Voltando ao Egito Antigo, iremos encontrar o povo hebreu, escravizado por vários e vários anos. Trabalhavam sem parar. Viviam com medo dos chicotes de seus donos, os egípcios; seus dedos estavam calejados e os ombros curvados de tantos afazeres. Sua vida era amarga, com dura servidão, sem descanso, refrigério ou pausas. Vida de escravo não é nada fácil!

 

Com o passar dos anos, aumentavam os clamores do povo hebreu por libertação. E Deus ouviu esses clamores. Aliás, Deus sempre ouve nossos clamores! Para libertar seu povo, o Senhor resolve enviar um homem.

 

E entra em cena Moisés! E que cenas! Águas transformando-se em sangue; rãs, gafanhotos e moscas por todos os lados; chuvas de gelo e fogo! Por fim, todo o Egito chora a morte de seus primogênitos. E os hebreus assistem a tudo estupefatos! No final, o próprio Faraó ordena ao povo que saia do Egito. Na noite que precede esse êxodo, os hebreus fazem uma refeição apressada, composta por ervas amargas, pão sem fermento e carne de cordeiro. É essa refeição que recebe o nome de Páscoa, que significa “passagem” (peseach, em hebraico). Agora, eles não são mais escravos; são povo de Deus que é, hoje e sempre, libertador. Páscoa fala de libertação!

 

Páscoa também fala do amor de Jesus, que decidiu deixar seu trono para viver como um de nós, sentindo nossas dores, chorando nossas lágrimas, e gerando esperança entre os pobres, anunciando-lhes o Reino de Deus. Páscoa fala da graça de Deus. Graça significa “favor que não pode ser merecido”, um presente que Deus resolveu nos entregar.

 

Páscoa fala de esperança.

 

Esperança que nos ajuda a passar pela sexta-feira e pelo sábado de medo e angústia, pois o domingo é o dia da ressurreição! Esperança que é sustentada pelas palavras de Jesus: “No mundo, tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo!”.

 

Por isso, nesse domingo, em meio às delícias dos ovos de chocolate, com seus formatos, sabores, aromas e recheios variados, tenha em mente que Páscoa, acima de tudo, fala de um Deus que ama você, que deseja promover sua libertação e devolver sua esperança perdida.

 

Que Jesus, que é a nossa Páscoa, abençoe você ricamente!

  

Marcio Simão de Vasconcellos

Tópico: PÁSCOA DA ESPERANÇA

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário