UM CAMINHO FEITO NO DESERTO

19/03/2011 17:39

 

Mateus, em seu evangelho, apresenta João Batista relacionando-o a uma profecia de Isaías que dizia respeito a um pregador, no deserto, que prepararia o caminho do Senhor. Isto está registrado em Mateus 3.1-5.

 

Ocorre que há um problema nas traduções que fazem referência a João Batista e sua pregação no deserto. O texto, na grande maioria de nossas versões, afirma: "Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor" (Mt 3.3). Traduz a idéia de que o pregador está no deserto, e, de lá, proclama a sua mensagem. Os autores do NT logo associaram (não sem razão) este personagem citado por Isaías ao profeta João Batista. Ele é o que surge no deserto, conclamando o povo ao arrependimento devido à chegada do Reino de Deus.

 

Porém, os evangelistas utilizaram como fonte para seus escritos a Septuaginta (LXX), isto é, a versão do AT em grego. O ponto em questão é que a LXX traduziu de forma incorreta o texto hebraico de Isaías 40.3. Na verdade, na bíblia hebraica, o verso se lê da seguinte maneira: "Voz do que clama: no deserto preparai o caminho do Senhor".

 

Dessa forma, é o caminho de Deus que está sendo preparado no deserto. Aliás, isso condiz com o ministério de João Batista e do próprio Jesus: suas críticas às elites religiosas e políticas de seu tempo revelam que Deus não se associa aos centros de poder humanos. Antes, o caminho de Deus é feito no ermo, na periferia, entre os excluídos da sociedade, entre os que não têm voz nem vez na ótica destas elites.

 

Se é assim, então vale a pena questionar a prática evangélica que é praticada em nossas comunidades de fé. Desejamos estar com Deus, no deserto, ou preferimos nos aliar ao poder que busca monopolizar o acesso ao Sagrado? Nosso caminho segue a prática ministerial de Jesus, ou tem seus próprios interesses e desejos?

 

Que cada um responda.

 

Quanto a mim, prefiro buscar o deserto.

Marcio Simão de Vasconcellos

Tópico: UM CAMINHO FEITO NO DESERTO

Deserto...

Data: 16/08/2022 | De: Fernando Brandão

Boa Noite!
Prof° Márcio,
Uma pequena mudança pode modificar totalmente o entendimento!

E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.

1 Samuel 23:14

Re:Deserto...

Data: 23/03/2023 | De: Alex Barreto do Amaral

O deserto é uma ligação entre o homem e seu espirito, pois a solidão do deserto acalma o homem e o faz refletir sobre o caminho correto a seguir dessa maneira Deus esta nos livrando de atitudes erradas ou fazendo nos refletir sobre atitudes erradas em nossas vidas.

Compreensão do deserto

Data: 08/08/2022 | De: Claudeir Castro

Muito bom professor! É impressionante como o escrito na sua língua original muda todo sentido do que conhecemos hoje como palavra de Deus. Isso nos revela o quanto é importante para o teólogo e qualquer pessoa que tenha o desejo de se aprofundar nos escritos bíblicos buscar os textos na sua língua materna, e através desse exercício de exegese, hermenêutica e análise minuciosa das palavras compreender de fato qual é a mensagem de Deus para o contexto de mundo que vivemos.

Deserto não é lugar de fazer moradias.

Data: 05/02/2022 | De: Ronaldo Bento

Para mim deserto é uma escola do Senhor,lugar de viver grandes experiências de crescimento e amadurecimento.

deserto lugar de intimidade com Deus

Data: 03/04/2021 | De: olga sueli gomes da cruz

Ninguém gosta de deserto, mais deserto é onde temos intimidade com Deus, deserto é lugar de formação de carater, deserto é onde buscamos recurso de Deus, onde mostramos para Deus toda a nossa fragilidade e podemos demonstrar o quanto precisamos dele.

Deserto

Data: 07/02/2021 | De: Rodrigo Freitas da Silva

Como uma pontuação errada altera todo o contexto! Mas graças a Deus por podermos buscar na fonte original. Buscar no deserto é bem difícil, contudo no deserto encontraremos grandes riquezas, àquelas que jamais poderíamos imaginar. E tendo Deus, como nossa bússola e guia, com certeza venceremos. É no deserto que veremos a glória de Deus.

Um caminho feito no deserto

Data: 19/04/2020 | De: Jonadab da Silva

Já ouvi muitas pregações a respeito de deserto, mas nenhuma reflexão foi semelhante a esta. Como uma pontuação muda totalmente o sentido de um texto! Esta reflexão me trouxe uma nova ótica sobre a mensagem, pois como muitos aqui colocaram, o deserto é local de intimidade e dependência de Deus e é lá que devemos buscá-LO. Eu também prefiro buscar o Deserto.
Excelente texto professor, parabéns.

Um caminho feito no deserto

Data: 07/04/2020 | De: Simone Almeida

O conhecimento é algo extraordinário. Como é bom poder entender o que lemos e a mensagem que nos foi deixada. Uma colocação de pontuação que muda todo o sentindo do texto. Não é a voz do que clama no deserto, mas viver o deserto proclamando Deus. Não creio que deserto seja lugar de fragilidade, mas de força, de coragem, de passagem e de superação. O deserto nos leva ao auto conhecimento e maior percepção de Deus. Eu ainda que não goste, aprendo e cresço quando passo por ele. A maior alegria é saber que Jesus não nos deixa passar sozinhos, ele Ele é nossa nuvem durante o dia e coluna de fogo durante a noite.
Obrigado professor Marcio.

Deserto Lugar de Intimidade

Data: 21/03/2020 | De: Ana paula

Deserto não é lugar desejável, porém necessário. Lugar de encontro com nossa realidade ser encontrada e tratada. É um lugar onde entendemos melhor a vontade de Deus e onde nos fortalecemos para praticá-la com mais intensidade. Creio que quem não passou no deserto um dia passará.
No deserto somos blindados pelo Senhor para uma vida de amor, desprendimento material e renuncia.

Deserto

Data: 05/02/2020 | De: Bruna Almeida

Muito bom texto, professor!
Quanto a mim, também prefiro buscá-Lo no deserto. Deserto, lugar de silêncio, lugar de paz, lugar sem recursos... ideal para ouvir a voz de Deus!
É interessante como uma pontuação tem o poder de alterar todo um sentido.

1 | 2 >>

Novo comentário