UM NOVO SALMO PARA UM NOVO ANO

05/01/2016 22:16

 

UM NOVO SALMO PARA UM NOVO ANO

Os salmos bíblicos são janelas para a alma. Suas linhas retratam, sob a forma da arte, da música e da poesia, tudo o que se passa no coração que, diante de Deus, sente-se livre para ser.

Tristezas, alegrias, dores, angústias, esperanças, risos, satisfação, perda de sentido, dor, lágrimas, sorrisos... tudo cabe no interior dos salmos.

Aliás, quão diferentes são de muitas de nossas liturgias atuais, impossibilitadas de sentir, de se perceberem íntegras na vida, produzidas por pessoas incapazes de olhar para dentro de si mesmas, escravizadas por um sistema mercantil e enfermo. Reconheçamos: nossas músicas cristãs de hoje não são honestas. Não estão abertas à experiência – doída sim, mas paradoxalmente libertadora – do sofrimento.

Pensando nos salmos e no novo ano que se inicia, pensei em fazer como o salmista. Colocar no papel o que espero desse novo tempo e fazer isso sob a forma de uma oração poética.

Ou uma poesia orante.

No final das contas não há diferença alguma entre estas.

Portanto, eis o SALMO 154:

Ó Deus dos céus e da terra
Deus de todos os anos, passados e vindouros
Escuta minha oração e apressa-te em responder-me
Livra-me da ameaça da desesperança 
e da impossibilidade de vislumbrar o caminho.

Ó Deus de misericórdia,
torna meu coração sempre amoroso e gracioso.
Não permitas que minha alma adormeça na amargura
Nem que os desamores que me são ofertados endureçam meu coração.

Ó Deus de compaixão, 
Limpa meus olhos com minhas lágrimas
para que eu veja, à distância, surgirem novas perspectivas na Tua graça
e para que eu veja, bem de perto, a mim mesmo sob a luz da Tua presença.

Ó Deus de paz,
Pacifica minha mente, cuida de mim.
Vê o meu interior e guia-me novamente na vereda da quietude 
pois um coração em guerra não poderá transmitir Tua paz aos outros.

Ó Deus de justiça,
Livra-me de desejar que tua justiça seja minha vingança
Mas antes, faze-me querer a Tua justiça; 
esta que acompanha o Teu reino e que não joga pedras em prostitutas.

Ó Deus da esperança
Deus de toda esperança
Da esperança que liberta da prisão dos instantes passageiros – fáceis ou difíceis
E que mostra novos horizontes na Tua presença.
Insere-me no mundo que Tu criaste como embaixador do teu reino.

Ó Deus da vida e de todo amor
Dá-me tua vida abundante que fornece sentido à existência
E dá-me Teu amor infinito que ama indistintamente.

Faz-me, Senhor, viver nesse novo ano em paz,
Em fé
Em esperança
E, sobretudo, em amor.
Então abrir-se-ão meus lábios, assim como meu coração, para te louvar e para acolher a ti e ao mundo.

E então o novo ano será realmente novo.

Amém.

Marcio Simão de Vasconcellos
31 de dezembro de 2015