UM CAMINHO FEITO NO DESERTO

19/03/2011 17:39

 

Mateus, em seu evangelho, apresenta João Batista relacionando-o a uma profecia de Isaías que dizia respeito a um pregador, no deserto, que prepararia o caminho do Senhor. Isto está registrado em Mateus 3.1-5.

 

Ocorre que há um problema nas traduções que fazem referência a João Batista e sua pregação no deserto. O texto, na grande maioria de nossas versões, afirma: "Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor" (Mt 3.3). Traduz a idéia de que o pregador está no deserto, e, de lá, proclama a sua mensagem. Os autores do NT logo associaram (não sem razão) este personagem citado por Isaías ao profeta João Batista. Ele é o que surge no deserto, conclamando o povo ao arrependimento devido à chegada do Reino de Deus.

 

Porém, os evangelistas utilizaram como fonte para seus escritos a Septuaginta (LXX), isto é, a versão do AT em grego. O ponto em questão é que a LXX traduziu de forma incorreta o texto hebraico de Isaías 40.3. Na verdade, na bíblia hebraica, o verso se lê da seguinte maneira: "Voz do que clama: no deserto preparai o caminho do Senhor".

 

Dessa forma, é o caminho de Deus que está sendo preparado no deserto. Aliás, isso condiz com o ministério de João Batista e do próprio Jesus: suas críticas às elites religiosas e políticas de seu tempo revelam que Deus não se associa aos centros de poder humanos. Antes, o caminho de Deus é feito no ermo, na periferia, entre os excluídos da sociedade, entre os que não têm voz nem vez na ótica destas elites.

 

Se é assim, então vale a pena questionar a prática evangélica que é praticada em nossas comunidades de fé. Desejamos estar com Deus, no deserto, ou preferimos nos aliar ao poder que busca monopolizar o acesso ao Sagrado? Nosso caminho segue a prática ministerial de Jesus, ou tem seus próprios interesses e desejos?

 

Que cada um responda.

 

Quanto a mim, prefiro buscar o deserto.

Marcio Simão de Vasconcellos

Tópico: UM CAMINHO FEITO NO DESERTO

Um caminho feito no deserto

Data: 22/08/2018 | De: Thiago Marinho Jordao

Ótimo texto professor Marcio Simão, faz total sentido, por isso devemos nos aproximar tanto do grego, quanto do hebraico, pois quanto mais nos aprofundamos em conhecer estas línguas, vejo que mais conhecemos a palavra pura e genuína.

Deserto

Data: 15/08/2017 | De: Enoque Francisco

Como uma tradução muda por completo o entendimento do texto sagrado. Porque os tradutores não fazem essa correlação e correção do texto? Pois dizer que João é a voz que clama no deserto é convincente, pois ele habitou no deserto. Mas quando há essa revisão que deixa claro que a mensagem de João era um convite para "A PARTIR DO DESERTO'' preparar o caminho do Senhor, o texto muda, o contexto é mais valorizado não por causa do profeta apenas, mas por causa da organização politico-religiosa que Lucas revela no capitulo três.
Obrigado pelo esclarecimento.
mantenho minha pergunta inicial: por que as traduções não fazem essa mudança?

deserto

Data: 28/05/2011 | De: davi josé dos santos

creio que o verdadeiro cristão está no deserto e por isso é guiado e se deixa guiar pelo cristo ,não foi a toa que João permaneceu um tempo no deserto e jesus tambem ,ambos seguindo o exemplo de Elias mostraram que há um tempo em que a voz do silêncio é mais forte que o grito dos fariseus e das falacias dos sacerdotes ...nas praças que não carregam consigo nenhum proposito de apontar o erro e o caminho correto .Há uma grande multidão sendo guiada em nosso tempo por viborás e lobos que infelizmente cairão no barranco ,por isso creio que o ministério profetico da igreja deve imediatamante ser restabelecido ,não como um dom de sensacionalismo barato e cheio de "eis que declaro isso ou aquilo ,etc" isso é tolice e talvez até diabolico pois confunde as pessoas que ainda que nào saibam conscientemente carecem de salvação ...

no deserto estamos na dependência de Deus

Data: 07/04/2011 | De: celso vasconcellos

sem dúvida o ser humano precisa sempre ter a sensação de carência de Deus pois o contrário leva-o a se esquecer de Deus.O deserto é um local de escassez de recursos,de fragilidade pois suas condições são inóspitas ao homem.Estar no deserto é estar na dependência de Deus para tudo,é declarar que somos pó,apenas pó.
Paz de Cristo.

<< 1 | 2

Novo comentário