COMPILAÇÃO PROFÉTICA II

10/07/2019 13:31

 

COMPILAÇÃO PROFÉTICA II

Textos-base: Zacarias 7.8; Êxodo 22.21-23; Deuteronômio 24.17; Provérbios 23.10-11; Isaías 10.1-2; Jeremias 5.26-31; Tiago 1.27; Amós 2; 5; 6; Miquéias 2; 3; 5; 6; Mateus 25

 

 

Assim diz o Senhor,

Ai dos juízes injustos e dos que decretam leis injustas, que não deixam haver justiça para os pobres, para as viúvas e para os órfãos. Sim, porque a verdade é que até chegam a roubar as viúvas e os órfãos. Muito graves são os seus pecados. Conheço-os todos muito bem. Vocês são inimigos de tudo o que seja o bem; respiram suborno por toda a parte; recusam fazer justiça aos pobres.

 

Ai de você, que tem prazer em se levantar de noite, para tecer conspirações de maldade; sai de madrugada para dar cumprimento aos esquemas que imaginou; tem a oportunidade de o fazer e faz mesmo! Deseja um determinado pedaço de terra, ou a casa de uma pessoa qualquer — ainda que seja tudo o que ela possui; e consegue obter o que quer, à força de falsidade e violência.

 

Ai daqueles que promulgam leis iníquas e todos que elaboram decretos opressores a fim de privar os pobres dos seus direitos e evitar que os oprimidos do meu povo tenham pleno acesso à justiça, transformando as viúvas em presas de suas ambições e despojando os órfãos!

 

E esses ímpios estão no meio do meu povo! São pessoas que ficam à espreita como numa emboscada de caçadores de pássaros; mas neste caso, suas armadilhas foram feitas para capturar gente. Como uma gaiola repleta de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano e rapina. Por isso tornaram-se poderosos e ricos; estão gordos e sorridentes. Não há limites para suas atitudes malignas. Não se empenham pela causa dos necessitados, dos órfãos, tampouco defendem os direitos dos pobres.

 

Ora, não devo Eu castigá-los por isso?, pergunta Deus. Não me vingarei de uma nação como esta?


E ainda pior! Um pecado ainda mais brutal e repugnante acontece nesta terra: os profetas pregam mentiras, os sacerdotes governam de acordo com seus próprios critérios e vontades, e mais, o povo se agrada de tudo isto! No entanto, o que vocês farão quando toda essa situação chegar ao fim?

 

Porque Eu ordeno isso a vocês: não pervertam o direito do estrangeiro e do órfão, nem tomem como penhor a roupa da viúva. Não maltratem nem oprimam nenhum estrangeiro, pois vocês mesmos foram estrangeiros nas terras do Egito. Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos nem os pobres;  porquanto se assim procederem, e eles clamarem a mim, Eu certamente atenderei ao seu clamor. Não mudem os antigos marcos divisórios de propriedade, nem invadam as terras dos órfãos, porquanto o Redentor dos direitos dos órfãos é poderoso, e se colocará contra você por causa deles!

 

Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso: Pratiquem a justiça verdadeira, demonstrem amor misericordioso e compassivo, cada um para com seu próximo; e não oprimam a viúva, o órfão, o estrangeiro e o pobre; ninguém planeje no coração atitudes malignas contra o seu irmão. 

 

Eles, porém, não deram ouvidos. Sequer aceitaram escutar, mas deram-me as costas e taparam os ouvidos para não escutar nenhuma das minhas palavras. Eles endureceram o coração e se negaram a ouvir a minha Torá, a minha Lei, e as palavras que o SENHOR dos Exércitos havia falado, pelo seu Espírito, por intermédio dos antigos profetas. Por este motivo Eu me deixei tomar pela ira do meu zelo. E assim como eles não quiseram ouvir quando Eu falei, assim também Eu não vou escutar quando eles orarem e clamarem a mim! Sou Eu, Yahweh, o SENHOR Soberano quem está falando;  mas espalhei-os com um vendaval entre todas as nações pagãs. Assim, a terra que deixaram para trás ficou devastada, de tal maneira que ninguém a atravessava; porque transformaram a terra amada e próspera num deserto estéril.

 

Lembrem-se que a religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades. Lembrem-se que me encontram entre os famintos, sedentos, enfermos, presos, nus e estrangeiros da vida. Lembrem-se que o Senhor já declarou a você, ó homem, o que é o bem. O que o Senhor pretende de você é que pratique a justiça, ame a misericórdia, e ande com humildade perante ele. Porque o que eu quero ver, diz o Senhor, é antes a justiça correndo como o poderoso caudal de um rio — como uma torrente abundante de boas obras.

 

Oh! Lavem-se! Limpem-se! Que eu não os veja mais a praticar toda essa maldade. Acabem com a sua má conduta! Aprendam a prática do bem; aprendam a ser justos, a ajudar os oprimidos, os órfãos e as viúvas. Venham então ter comigo e conversemos! — diz o Senhor. Por mais profundas que sejam as manchas do seu pecado, eu poderei tirá-las, e tornar vocês tão limpos como a neve ao cair. Ainda que essas manchas sejam vermelhas como o carmesim, poderei torná-los brancos como a mais branca lã! Se quiserem e se me ouvirem, se me obedecerem, terão tudo o que há de melhor! Mas se vocês continuarem a voltar as costas e a recusar em me ouvir, serão devorados pelos seus inimigos. Eu, o Senhor, é quem afirma isso a vocês!

 

 

Marcio Simão de Vasconcellos