O deserto é uma ligação entre o homem e seu espirito, pois a solidão do deserto acalma o homem e o faz refletir sobre o caminho correto a seguir dessa maneira Deus esta nos livrando de atitudes erradas ou fazendo nos refletir sobre atitudes erradas em nossas vidas.
UM CAMINHO FEITO NO DESERTO
Mateus, em seu evangelho, apresenta João Batista relacionando-o a uma profecia de Isaías que dizia respeito a um pregador, no deserto, que prepararia o caminho do Senhor. Isto está registrado em Mateus 3.1-5.
Ocorre que há um problema nas traduções que fazem referência a João Batista e sua pregação no deserto. O texto, na grande maioria de nossas versões, afirma: "Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor" (Mt 3.3). Traduz a idéia de que o pregador está no deserto, e, de lá, proclama a sua mensagem. Os autores do NT logo associaram (não sem razão) este personagem citado por Isaías ao profeta João Batista. Ele é o que surge no deserto, conclamando o povo ao arrependimento devido à chegada do Reino de Deus.
Porém, os evangelistas utilizaram como fonte para seus escritos a Septuaginta (LXX), isto é, a versão do AT em grego. O ponto em questão é que a LXX traduziu de forma incorreta o texto hebraico de Isaías 40.3. Na verdade, na bíblia hebraica, o verso se lê da seguinte maneira: "Voz do que clama: no deserto preparai o caminho do Senhor".
Dessa forma, é o caminho de Deus que está sendo preparado no deserto. Aliás, isso condiz com o ministério de João Batista e do próprio Jesus: suas críticas às elites religiosas e políticas de seu tempo revelam que Deus não se associa aos centros de poder humanos. Antes, o caminho de Deus é feito no ermo, na periferia, entre os excluídos da sociedade, entre os que não têm voz nem vez na ótica destas elites.
Se é assim, então vale a pena questionar a prática evangélica que é praticada em nossas comunidades de fé. Desejamos estar com Deus, no deserto, ou preferimos nos aliar ao poder que busca monopolizar o acesso ao Sagrado? Nosso caminho segue a prática ministerial de Jesus, ou tem seus próprios interesses e desejos?
Que cada um responda.
Quanto a mim, prefiro buscar o deserto.
Marcio Simão de Vasconcellos
Tópico: UM CAMINHO FEITO NO DESERTO
Deserto...
Data: 16/08/2022 | De: Fernando Brandão
Boa Noite!
Prof° Márcio,
Uma pequena mudança pode modificar totalmente o entendimento!
E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.
1 Samuel 23:14
Compreensão do deserto
Data: 08/08/2022 | De: Claudeir Castro
Muito bom professor! É impressionante como o escrito na sua língua original muda todo sentido do que conhecemos hoje como palavra de Deus. Isso nos revela o quanto é importante para o teólogo e qualquer pessoa que tenha o desejo de se aprofundar nos escritos bíblicos buscar os textos na sua língua materna, e através desse exercício de exegese, hermenêutica e análise minuciosa das palavras compreender de fato qual é a mensagem de Deus para o contexto de mundo que vivemos.
Deserto não é lugar de fazer moradias.
Data: 05/02/2022 | De: Ronaldo Bento
Para mim deserto é uma escola do Senhor,lugar de viver grandes experiências de crescimento e amadurecimento.
deserto lugar de intimidade com Deus
Data: 03/04/2021 | De: olga sueli gomes da cruz
Ninguém gosta de deserto, mais deserto é onde temos intimidade com Deus, deserto é lugar de formação de carater, deserto é onde buscamos recurso de Deus, onde mostramos para Deus toda a nossa fragilidade e podemos demonstrar o quanto precisamos dele.
Deserto
Data: 07/02/2021 | De: Rodrigo Freitas da Silva
Como uma pontuação errada altera todo o contexto! Mas graças a Deus por podermos buscar na fonte original. Buscar no deserto é bem difícil, contudo no deserto encontraremos grandes riquezas, àquelas que jamais poderíamos imaginar. E tendo Deus, como nossa bússola e guia, com certeza venceremos. É no deserto que veremos a glória de Deus.
Um caminho feito no deserto
Data: 19/04/2020 | De: Jonadab da Silva
Já ouvi muitas pregações a respeito de deserto, mas nenhuma reflexão foi semelhante a esta. Como uma pontuação muda totalmente o sentido de um texto! Esta reflexão me trouxe uma nova ótica sobre a mensagem, pois como muitos aqui colocaram, o deserto é local de intimidade e dependência de Deus e é lá que devemos buscá-LO. Eu também prefiro buscar o Deserto.
Excelente texto professor, parabéns.
Um caminho feito no deserto
Data: 07/04/2020 | De: Simone Almeida
O conhecimento é algo extraordinário. Como é bom poder entender o que lemos e a mensagem que nos foi deixada. Uma colocação de pontuação que muda todo o sentindo do texto. Não é a voz do que clama no deserto, mas viver o deserto proclamando Deus. Não creio que deserto seja lugar de fragilidade, mas de força, de coragem, de passagem e de superação. O deserto nos leva ao auto conhecimento e maior percepção de Deus. Eu ainda que não goste, aprendo e cresço quando passo por ele. A maior alegria é saber que Jesus não nos deixa passar sozinhos, ele Ele é nossa nuvem durante o dia e coluna de fogo durante a noite.
Obrigado professor Marcio.
Deserto Lugar de Intimidade
Data: 21/03/2020 | De: Ana paula
Deserto não é lugar desejável, porém necessário. Lugar de encontro com nossa realidade ser encontrada e tratada. É um lugar onde entendemos melhor a vontade de Deus e onde nos fortalecemos para praticá-la com mais intensidade. Creio que quem não passou no deserto um dia passará.
No deserto somos blindados pelo Senhor para uma vida de amor, desprendimento material e renuncia.
Deserto
Data: 05/02/2020 | De: Bruna Almeida
Muito bom texto, professor!
Quanto a mim, também prefiro buscá-Lo no deserto. Deserto, lugar de silêncio, lugar de paz, lugar sem recursos... ideal para ouvir a voz de Deus!
É interessante como uma pontuação tem o poder de alterar todo um sentido.